Obra de anexo em hospital de Pádua segue avançando
Ampliação do Hélio Montezano vai tornar unidade referência regional e evitar transferências
Seguem em ritmo acelerado as obras do Anexo 2 do Hospital Municipal Hélio Montezano de Oliveira, em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. Segundo a engenharia, os trabalhos no novo prédio, que terá o nome de “Anexo Dr. Antônio Carlos Chicralla Teixeira de Carvalho”, vêm obedecendo ao cronograma do planejamento da administração municipal. Toda a estrutura do pavimento térreo já foi finalizada. No início das obras, no primeiro semestre de 2024, o anúncio foi de entregar as instalações em dois anos e meio.
A engenharia responsável pela obra esclarece que foram adotados todos os procedimentos para garantir o bom andamento e segurança no decorrer da execução do projeto. “Cada pavimento passa pelo processo de concretagem, de ‘cura’ do concreto e dos pilares. E como a obra é extensa, foi necessário dividir cada pavimento em três trechos, o que chamamos de juntas de dilatação”, explica a engenharia responsável.
O novo empreendimento terá estrutura de cinco andares, com 100 leitos de enfermagem e 40 leitos de UTI. Além dessa ampliação, haverá reforma da parte antiga do hospital, que se transformará em Policlínica e Centro de Fisioterapia. De acordo com o planejamento, o novo anexo vai oferecer exames de Ressonância e Tomografia, dentre outros exames de imagem.
A expectativa é que ao final da obra e inauguração do novo espaço, o Hélio Montezano de Oliveira se torne referência como um hospital regional, atendendo não apenas Pádua, que tem cerca de 43 mil habitantes, mas também as cidades mais próximas. A ampliação vai evitar ainda que pacientes mais graves tenham que ser transferidos para cidades como Itaperuna, também no Noroeste, e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.