Operação aperta cerco a fraudes no processamento e venda de café no NF

Operação aperta cerco a fraudes no processamento e venda de café no NF

Agentes de diferentes órgãos localizaram indícios de irregularidades no processamento e embalagem do produto em Campos e visitaram também São Fidélis

Em uma mega operação, agentes de diferentes órgãos realizaram nesta quarta-feira, (27), uma mega operação para coibir o processamento e a venda irregular de café no Norte Fluminense. Com apoio da PM, técnicos do Ministério da Agricultura, da Secretaria de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do Procon RJ visitaram “indústrias” em Campos e em São Fidélis. Em Campos, eles encontraram toneladas de produtos irregulares que seriam distribuídos para comercialização em supermercados da região e em todo o Estado.

Em uma das “fábricas” em Campos, que embalava diversas marcas de café, foram encontradas sacas com várias impurezas, como cascas e grãos secos, inadequados para processamento. Para ser comercializado adequadamente, o café tem que estar completamente livre de resíduos. Amostras dos produtos foram recolhidas para posterior análise em laboratório.

Recentemente, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) identificou a venda de diferentes marcas de café em diversas cidades em território fluminense, incluindo Campos. Os pacotes eram vendidos a preços entre R$ 20 e R$ 25. Segundo os agentes, o produto era torrado e moído em em locais não adequados e posteriormente colocado em embalagens falsas, imitando as de grandes marcas. As investigações continuam.