Porto do Açu assina com gigante da Noruega acordo para operações offshore

Porto do Açu assina com gigante da Noruega acordo para operações offshore

Objetivo é fornecer serviços de limpeza e descontaminação de plataformas e outras unidades no complexo portuário de São João da Barra

O Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, acaba de assinar com a IKM Testing, do grupo IKM, da Noruega, acordo para criação de um consórcio voltado à oferta de serviços na área de descomissionamento. O objetivo é fornecer serviços de limpeza e descontaminação de plataformas e outras unidades offshore no complexo portuário-industrial localizado em São João da Barra.

“Buscamos parcerias estratégicas para complementar as atividades que já oferecemos no Açu, como o acostamento temporário de plataformas. Estamos nos preparando para abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil”, explica Vinicius Patel, diretor de administração portuária do Porto do Açú.

O diretor da IKM Testing Brasil, Alexandre Villanova, também destacou a importância do acordo. “A IKM Testing desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do hub de descomissionamento, aportando sua ampla expertise técnica em projetos de descontaminação e neutralização de NORM, com mais de 35 operações realizadas no Mar do Norte e no Brasil”, afirma o executivo.

“Incorporamos ao projeto nossos valores de segurança e as melhores práticas ESG, reafirmando o compromisso de tornar essa iniciativa sustentável e eficiente. Junto ao Porto do Açu e a toda a cadeia produtiva, somamos esforços para fortalecer a economia circular no setor de óleo e gás brasileiro”, conclui Alexandre Villanova.

Além do acostamento, o Porto pretende oferecer serviços de apoio e do pré-desmantelamento e desmantelamento de plataformas. Atualmente, o Porto do Açu dispõe de cais com capacidade para atender simultaneamente mais de 3 unidades offshore/embarcações em atividades de pré-descomissionamento, com possibilidade de expansão para até dez unidades.