Porto do Açu lança o Por Todas, programa de qualificação para mulheres
Porto do Açu lança o Por Todas, programa de qualificação para mulheres
Prefeituras de Campos, São João da Barra e IFF também participam
As empresas Porto do Açu Operações, Brasil Port (BPort) e Dome, em parceria com as Prefeituras de Campos e São João da Barra e Instituto Federal Fluminense (IFF), lançaram, nesta segunda-feira (9), o Programa de Qualificação Profissional Por Todas, no Complexo Logístico e Portuário do Açu. O
foco é na qualificação e empregabilidade de mulheres, 1.700 se inscreveram no curso de assistentes de operações portuárias. As aulas já começarão nesta terça-feira (10).
As 25 alunas selecionadas – 10 de Campos e 15 de SJB – foram apresentadas no lançamento. A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e o reitor do IFF Campos, Jefferson Manhães, participaram da cerimônia.
O curso foi dividido em duas etapas: parte teórica e aprática, com duração média de dois meses e duas semanas. Das 25 alunas participantes do curso, inicialmente nove serão contratadas pelas empresas idealizadoras do programa, que deverá ter novas edições no próximo ano.
A gerente de Recursos Humanos da Porto do Açu Operações, Viviane Menini, disse que o Por Todas é uma ferramenta de fortalecimento da diversidade e exemplo a ser seguido por outras empresas do Complexo Portuário do Açu.
“Acreditamos que as mulheres são engrenagens importantes para manter as empresas e a sociedade funcionando. Cientes do nosso compromisso com a Diversidade e Inclusão e com a criação de oportunidades para que os talentos femininos locais encontrem portas abertas, idealizamos e lançamos o Por Todas para que as selecionadas possam se capacitar e operar na prática”, afirmou Menini.
A Prefeita de São João da Barra disse acreditar no futuro de quwm fará a capacitação. “Tenho certeza de que em breve estarão atuando no mercado de trabalho. Muito sucesso nessa linda trajetória” falou Caputi.
O prefeito de Campos, elogiou a inciativa das empresas. “Em uma sociedade predominantemente machista e conservadora, precisamos realmente criar condições para permitir que as mulheres possam estar em todos os lugares. Isso ainda é necessário, porque vemos que Campos já teve uma mulher à frente da Prefeitura, SJB tem prefeita, mas ainda temos, na região, um mercado de trabalho com várias vagas somente ocupadas por homens” discursou Wladimir.