Prefeito de Campos anuncia o retorno do mutirão de cirurgias bariátricas

De acordo com Wladimir Garotinho, o procedimento será feito na Santa Casa de Misericórdia coordenado pelo médico Rodrigo Rios
Em um vídeo postado em uma rede social nesta segunda-feira (25), o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), anunciou que o município fará um novo mutirão de cirurgias bariátricas custeadas pela Prefeitura. Segundo ele, o procedimento será feito na Santa Casa de Misericórdia.
Ele disse que ainda nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde irá divulgar maiores informações. O objetivo do mutirão é zerar a fila de espera de cirurgias bariátricas na cidade. Assim como ocorreu em 2022, as cirurgias terão a frente o médico Rodrigo Rios. Na época, as cirurgias bariátricas estavam paralisadas há quatro anos.
“Nós fizemos em 2022 e deu super certo” disse o prefeito na postagem. A cirurgia é recomendada para maiores de 18 anos ou após 16 com consentimento dos pais e liberação de equipe interdisciplinar.
A cirurgia bariátrica, ou cirurgia de redução do estômago, é recomendada para pessoas com obesidade grave que não obtiveram sucesso com outros métodos de tratamento. Geralmente, é indicada para quem tem IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40, ou acima de 35 com comorbidades associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono, entre outras.