Primeiro mutirão de verão de combate ao Aedes aegypti com 844 imóveis visitados, em SJB

Primeiro mutirão de verão de combate ao Aedes aegypti com 844 imóveis visitados, em SJB

Agentes do Núcleo de Controle de Zoonoses atuaram em na Vila Esperança, em Atafona, do outro lado da lagoa de Grussaí e na sede do município

No primeiro de um total de sete mutirões de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya previstos para a temporada de verão, o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra contabilizou 844 imóveis visitados. As localidades percorridas foram Vila Esperança, em Atafona; outro lado da Lagoa de Grussaí e Sede.

Foram colhidas oito amostras com possíveis focos da Dengue já encaminhadas para análise. As visitas ocorrem sempre entre 8h30 e 14h, período do dia com maior possibilidade dos agentes encontrarem moradores nos imóveis.

De acordo com o diretor do NCZ, Matheus Moreira, a maioria dos mutirões são realizados às sextas-feiras. O próximo na sexta-feira dia 24, em Grussaí (Figueira), Sabonete, Açu e no distrito de Barcelos. No dia 31, serão visitados os bairros da Sede, Nova Grussaí e Santa Rita (Atafona), além da Lagoa, em Grussaí, fechando os trabalhos do mês de janeiro.

Já na primeira sexta-feira de fevereiro, dia 7, as equipes vão atuar nas localidades de Cazumbá, Açu e Roças Velhas. No dia 14 de fevereiro, vão receber o mutirão os bairros da Coreia (Atafona), a Sede, Grussaí (Centro) e Lagoa de Grussaí. O penúltimo mutirão será na terceira sexta-feira do mês, dia 21, nas localidades de Degredo, Palacete e Açu.

Fechando os trabalhos, o mutirão será na quarta-feira seguinte, dia 26, nas localidades de Mato Escuro, Cajueiro, Palacete, Atafona (Centro/Trevo de Cuíca), na Sede de Grussaí e bairros Balneário Cris e Lagoa.

Na semana passada, os agentes de endemias de São João da Barra receberam 77 novos kits para atuarem no combate a Dengue, febre Zika e Chikungunya. Cada kit é composto por camisa de manga longa, camisa de manga curta, camisa com proteção UV, botas, chapéu tipo pescador e bolsas, além dos materiais de trabalho diário como pranchetas de anotação, lápis, borrachas e protetor solar.