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Projeto de Vida tem como base o Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro, que é desenvolvido há cinco anos para o segundo segmento do ensino fundamental.

A rede municipal de ensino de São João da Barra conta na grade curricular deste ano com a disciplina Projeto de Vida, em uma primeira etapa para o 6º e 9º ano do ensino fundamental em 12 escolas e projeto de correção de fluxo Acelera 3, contemplando 1.157 alunos.

A matéria tem como base o Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF), que é desenvolvido há cinco anos nas escolas do município com financiamento da empresa Chevron Brasil, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e realização do Instituto Aliança.

A nova disciplina foca na ampliação da educação socioemocional, incentivando nos alunos o desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento, autodisciplina, trabalho em equipe, desenvoltura, autoconfiança, resiliência, determinação, persistência, curiosidade, iniciativa, o prazer pela busca de novos conhecimentos, entre outros.

A partir do desenvolvimento dessas habilidades são esperados resultados como continuidade dos estudos; melhoria do desempenho escolar; melhoria da frequência escolar; motivação para estudar; ampliação da capacidade de interagir, lidar com emoções e de atingir objetivos; melhora da própria relação com os colegas, com a escola, com a família e com o mundo e percepção do valor da educação para a construção do seu Projeto de Vida.

O TPPF, entre 2018 e 2022, teve participação no contraturno de mais de 900 alunos do 9º ano, com acesso a uma formação para o desenvolvimento pessoal e social com foco na construção de um projeto de vida, termo que dá nome à nova disciplina.

O objetivo é desenvolver a aprendizagem socioemocional e as múltiplas inteligências através de metodologias participativas de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

A continuação do programa consiste em mais quatro etapas. No segundo ano, em 2024, haverá a inclusão do 7º ano e turmas do Acelera 2, enquanto em 2025 será incluído o 8º ano.

No período também ocorrerá formação de professores e profissionais da rede, além do monitoramento e ajustes das turmas do ano anterior.

A previsão é que em 2026 seja concluída a adequação dos planos de aula para as quatro séries dos anos finais do ensino fundamental e a transferência da metodologia para os multiplicadores locais.

Já em 2027, com a perspectiva de o programa ser integralmente realizado pela rede municipal, o Instituto Aliança fará o monitoramento, acompanhamento e avaliação dos multiplicadores, de forma a garantir a efetiva aplicação da metodologia e obtenção dos resultados esperados.

– A disciplina Projeto de Vida oferece aos alunos a oportunidade de o que se aprende na escola fazer sentido para que essa aprendizagem seja uma ’ferramenta’ para o seu futuro.

Isso acontece por meio de aulas dinamizadas, divertidas e estruturadas, em que os educandos compreendem quem eles são e o que eles querem ser no futuro, planejando sua rota de vida tanto no campo acadêmico quanto no socioemocional, construindo assim, uma aprendizagem integral –explica a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.