Saúde de Cabo Frio planeja fazer mais de 100 cirurgias de catarata durantes este mês

Saúde de Cabo Frio planeja fazer mais de 100 cirurgias de catarata durantes este mês

Procedimentos estão sendo realizados também nos fins de semana

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, na Região dos Lagos, planeja realizar mais de 100 cirurgias de catarata durante o mês setembro. Para agilizar os atendimentos, os procedimentos estão sendo feitos no fim de semana. Na sexta (22) e no sábado (23), 54 cirurgias foram realizadas na Clínica Vision, que é conveniada com o município. No próximo fim de semana, dias 29 e 30 de setembro, mais 53 procedimentos já estão agendados.

A ação faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para dar seguimento aos atendimentos e acabar com a demanda reprimida para os serviços de saúde do município.

O serviço é inédito no município. O paciente precisava entrar na fila do Transporte para Fora do Domicílio (TFD), e ser deslocado para realizar a cirurgia.

A primeira cirurgia aconteceu em junho deste ano e, desde então, já foram mais de 200 procedimentos para o tratamento da catarata realizados.

Mutirão de exames

Nos meses de setembro e outubro, serão realizados 6.000 atendimentos, incluindo exames de ultrassom e de imagens. Essa é a meta da Secretaria Municipal de Saúde para eliminar a fila de espera pelos mais diversos procedimentos, além de atender à demanda normal, também acrescentar exames adicionais.

Para descentralizar e oferecer fácil acesso à população, os atendimentos estão sendo realizados em três pontos: no Posto de Atendimento Médico (PAM), no bairro São Cristóvão; no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios; e no ambulatório no bairro Jardim Esperança.

“Essa ação visa reduzir o tempo de espera dos pacientes e melhorar o acesso aos serviços de saúde, garantindo que todos recebam o atendimento necessário o mais rápido possível. Ao final do mutirão, a expectativa é que os pacientes estejam sendo atendidos dentro do mês”, explica o secretário de Saúde, Bruno Alpacino.