Uenf alerta sobre proliferação do mosquito da dengue após chuvas
Secretaria de Estado de Saúde mantém situação de epidemia no RJ
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) alerta que, devido às chuvas e após os transtornos causados pelas enchentes, a água pode ficar parada em vários locais e, com a temperatura baixa. Segundo o alerta da instituição, essa situação faz com que o ambiente fique propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é vetor para várias doenças, como dengue, Zica e chikungunya.
“Tenham cuidado com as águas paradas, façam vistorias constantes nos espaços das casas e apartamentos” diz o alerta publicado no porta da universidade. Há mais de 10 anos, a UENF vem realizando pesquisas com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti.
Na semana passada, apesar do município do Rio ter anunciado o fim da epidemia de dengue na cidade, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) decidiu manter o decreto que classifica como epidemia por dengue a evolução de casos da doença no estado.
Em nota, a Secretaria informou que “embora municípios tenham autonomia para declarar e revogar os próprios decretos sobre epidemias em seus territórios, os parâmetros epidemiológicos avaliados diariamente pelos técnicos do Centro de Inteligência em Saúde da SES-RJ ainda indicam alto o número de casos e a taxa de incidência da doença, que segue acima de mil casos por 100 mil habitantes na maioria das cidades fluminenses”.