Câmara de Macaé aprova PL que permite aplicativo conectado à polícia nos celulares de servidores
O “Botão do Pânico” atenderia funcionários de escolas da Prefeitura
Um Projeto de Lei (PL) aprovado na Câmara Municipal de Macaé prevê a implantação de aplicativo conectado à polícia nos telefones dos servidores de escolas da Prefeitura. A aprovação do PL, de autoria do vereador Guto Garcia (PDT), foi durante a sessão da última quarta-feira (28).
“Outras cidades já têm. É como um botão do pânico utilizado em situações de perigo” disse o pedetista sobre o projeto, que teve o voto favorável do presidente da Casa, Cesinha (Solidariedade). “Vimos que deu muito certo em um recente ataque em outro estado. Com esse dispositivo, o socorro chegou em cinco minutos”.
Na mesma sessão, o presidente da Câmara apresentou requerimento, também aprovado, propondo à Prefeitura uma campanha de combate ao bullying nas escolas. “Às vezes uma criança sofre algo, não desabafa e mais tarde aquilo resulta numa tragédia”. Guto confirmou, dizendo ter informações de que, no mundo inteiro, 90% dos casos de ataques são de alunos que sofreram violência”.
Botão do Pânico
Em Casimiro de Abreu, a Secretaria Municipal de Segurança Pública tem feito reuniões com diretores de escolas municipais para discutir a implementação do chamado “Botão do Pânico” como medida de segurança nas instituições de ensino. O objetivo é oferecer uma forma rápida e eficaz de acionar ajuda em situações de emergência, visando a proteção dos estudantes e funcionários.