Vereadores pedem novo banco de sangue em Macaé
A criação de um novo banco de sangue municipal foi reivindicada nesta terça-feira (22), na Câmara de Macaé. Reginaldo do Hospital (Podemos) apresentou requerimento, aprovado por unanimidade. A proposição cobrava informações lembrando uma matéria do mesmo parlamentar, de 2021. “Foi uma das minhas primeiras indicações nesta Casa”.
O vereador recordou que outros colegas já apresentaram emendas impositivas com esse objetivo. O líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) completou, citando os autores: o presidente Cesinha (Solidariedade), Iza Vicente (Rede), George Jardim (PSDB) e José Prestes (PTB). “Nos próximos dias, sairá a licitação para construção do novo hemocentro”, garantiu Luciano.
Reginaldo também teve aprovado requerimento para iluminação na ciclovia da Linha Verde. “Foi um pedido de ciclistas, que vai beneficiar também pessoas que correm e fazem caminhadas”. Já Cesinha teve apoio para proposta cobrando do Executivo a limpeza do Canal do Capote, do Botafogo ao Novo Botafogo. “Nas últimas grandes chuvas, o canal não deu vazão e alagou os bairros no entorno”.
Outra aprovação foi para o requerimento de Rond Macaé (Patriota), pedindo ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) a implantação de uma subseção em Macaé. “A unidade móvel que passa pelo nosso município não é suficiente para atender todos os profissionais. Por não conseguirem regularizar suas situações no conselho, eles ficam sem poder trabalhar”.
Foi aprovado ainda que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD) ocupará o Grande Expediente no dia 27 de setembro. Entre os temas a serem abordados está a discussão de propostas para o centro de referência que será implantado na Barra. O requerimento foi de Cesinha, em nome da Frente Parlamentar em Defesa da PcD.
Será a segunda vez, em pouco mais de um mês, que o espaço é destinado à causa: está previsto para esta quarta-feira (23), o comparecimento da secretária adjunta de Atenção Básica da Saúde, Natália Antunes, para falar sobre o censo das PcD. Essas iniciativas marcam a prioridade que a Câmara vem dando à causa.