Vereador de Rio das Ostras é preso por suspeita de corrupção
Secretário de Saúde de Búzios foi afastado do cargo
O vereador de Rio O vereador de Rio das Ostras (RJ), Vanderlan Moraes da Hora (PV), conhecido como Derlan, que cumpre seu terceiro mandato, foi preso nesta quarta-feira (5), no âmbito da Operação Maculados, deflagrada pelo Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPRJ). A prisão ocorreu com base em denúncias de corrupção e fraudes na saúde.
A operação tem apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e também cumpre mandados de busca e apreensão em Niterói e São Pedro da Aldeia, além de Rio das Ostras. Na mesma operação, o Secretário de Saúde de Armação dos Búzios, Leônidas Heringer Fernandes, foi afastado do cargo.
“Houve o direcionamento de licitação que contou, ainda, com a participação dos sócios da empresa HJR Farma LTDA EPP e com o denunciado Leônidas Heringer Fernandes (atual secretário municipal de Saúde de Búzios) que exercia à época o cargo de coordenador do Fundo Municipal de Saúde de Rio das Ostras”, divulgou o MPRJ.
A operação Maculados foi deflagrada por meio de uma ação conjunta entre a 1ª Promotoria de Justiça de Armação dos Búzios, da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Rio das Ostras, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Macaé, da Promotoria de Justiça de Silva Jardim e da Promotoria de Justiça Cível de Cabo Frio, com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). O nome da operação é proveniente da palavra mácula, que significa impureza.