Campista Wesley Machado eleito para a Academia Brasileira de Letras do Futebol

Campista Wesley Machado eleito para a Academia Brasileira de Letras do Futebol

Escritor tem seis livros sobre futebol publicados

Natural e morador de Campos dos Goytacazes-RJ, o escritor especializado em futebol, Wesley Machado, foi eleito esta semana para a Academia Brasileira de Letras do Futebol (ABLF). Ele obteve 10 votos, assim como o segundo colocado, porém venceu a disputa no critério de desempate pelo número de livros publicados sobre futebol.

O escritor campista tem publicados seis livros sobre futebol: Saudosas pelejas: a História centenária do Campos Athletic Association (Grafimar, 2012), Corrupção no futebol (Amazon, 2020), Botafogo de sofrimentos e alegrias (Amazon, 2021), Botafogo, Roxinho e outros textos sobre futebol (Clube de Autores, 2022), A bola, a arte e a vida (Clube de Autores, 2022), e Pérolas, futebol e causos (Campista, 2024).

Wesley vai ocupar a cadeira nº 12, que tem como patrono o jornalista botafoguense Geraldo Romualdo da Silva (1916-1996). O campista também é autor dos hinos oficiais do Campos Atlético Associação e do Esporte Clube Sapucaia e da música Oração do futebol, tema do podcast Camisa Oito.

ABLF – Fundada em 12 de novembro de 2023, a ABLF tem como membros os escritores de futebol Luís Fernando Veríssimo, Ruy Castro, Juca Kfouri, João Máximo, Roberto Assaf e Celso Unzelte, entre outros.