ZEN de Rio das Ostras já responde por 80% da arrecadação de ISS do município
Mais de 50 empresas estão instaladas na Zona Especial de Negócios
Implantada em 2004, a Zona Especial Negócios, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, já é responsável por cerca de 80% da arrecadação de ISS do município. De acordo com a Prefeitura, os números não param de crescer, nos últimos três anos, mesmo com a pandemia da Covid-19, houve um aumento na arrecadação calculado em 150%.
“Já somos reconhecidos em todo o Estado pelo modelo de gestão bem-sucedida da ZEN. Recebemos a visita de outros municípios e somos sempre convidados para apresentar nosso projeto. É um trabalho feito com muita responsabilidade e transparência que vem dando resultados muito positivos para a nossa economia”, disse a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Aurora Siqueira.
Segundo ela, nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Rio das Ostras desenvolveu um trabalho responsável de reincorporação de áreas ao patrimônio público. Com isso, 14 áreasconsideradas improdutivas já estão com novas empresas em funcionamento ou em fase de implantação. Quatro outras estão em processo de reintegração de posse.
Na época da implantação, a administração municipal investiu mais de R$ 15 milhões, em obras de infraestrutura na ZEN, em uma área com um milhão de metros quadrados, que abriga atualmente mais de 50 empresas concessionárias e 15 autorizadas. Os gastos foram com pavimentação, instalação de redes de abastecimento de gás natural, água tratada, estação de tratamento de esgoto sanitário (ETE), rede de esgotamento sanitário, energia elétrica, telefonia e drenagem de águas pluviais.
Em abril deste ano, mais uma empresa se instalou na Zona de Negócios, a Químicas Vassouras Indústria e Comércio Ltda. A fábrica, que passará a se chamar Química Rio das Ostras, empregará inicialmente 15 pessoas, mas planeja chegar a 50 funcionários. “Neste empreendimento aportaremos R$ 2 milhões entre máquinas, equipamentos e adequações de espaços”, contou o diretor comercial, Expedito Fernandes de Oliveira.
Os objetivos da ZEN são ordenar as atividades empresariais, industriais de produção, bens e serviços. A intenção é evitar que as áreas residenciais e turísticas da cidade não sofram com o impacto da industrialização; fomentar a empregabilidade, e aumentar a arrecadação municipal. A Prefeitura oferece incentivos fiscais para que novos empreendimentos se instalem na área, gerando oportunidades de empregos para os munícipes e aumento da arrecadação.
*Com informações do site oficial da Prefeitura de Rio das Ostras