Rio de Janeiro, Conferência Nacional, de 2 a 5 de junho, em Brasília.
O evento sanjoanense, que reuniu profissionais e usuários dos serviços de saúde, contou com a participação da prefeita Carla Caputi e teve como tema central “A saúde como dever do Estado e direito do cidadão.
A reformulação do sistema nacional de saúde e o financiamento setorial”.
As propostas são baseadas no tema central e nos eixos temáticos: “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
Os eixos foram abordados nas palestras ministradas pela médica Jaira Calil, pela enfermeira Geiza Retameiro, pelo professor Geraldo Timóteo, pela enfermeira Célida Mendivil e pela psicóloga Luciane Mina.
A plenária ainda contou com a participação da promotora Maristela Naurath, representante do Ministério Público; Isabelle Cruz, presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da 12ª Subseção da OAB-RJ; Paulo Valadares, representante da Regional Norte do Conselho Estadual de Saúde; Lucas Zulo, representante da Defensoria Pública.