Pedidos de renovação da Habilitação pelo Posto Digital do Detran.RJ crescem 35%

Pedidos de renovação da Habilitação pelo Posto Digital do Detran.RJ crescem 35%
Governo do Estado investe na ampliação dos serviços virtuais, que oferecem agilidade e comodidade ao cidadão
Os serviços digitais oferecidos à população pelo Detran.RJ conquistaram os usuários. Somente neste primeiro semestre de 2023, houve aumento de 35% no número de pessoas que solicitaram a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Posto Digital Detran.RJ, em comparação ao segundo semestre do ano passado. O atendimento virtual dispensa o agendamento, oferecendo rapidez e comodidade ao cidadão.
O Posto Digital é um serviço disponível desde 2021 no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br). É resultado do trabalho realizado pelo Governo do Estado para ampliar a oferta de serviços digitais nos órgãos públicos. E a possibilidade de solicitar a renovação da CNH de forma virtual é um dos grandes avanços da ferramenta, que também permite solicitar a 2ª via da CNH, obter o documento de licenciamento anual, iniciar o processo de transferência da propriedade de veículos, entre outros serviços.
“Cada vez mais pessoas aprovam os serviços digitais oferecidos pelo Governo do Estado. É uma meta da minha gestão que todos os órgãos ampliem a oferta de serviços públicos on-line, porque eles trazem eficiência, qualidade e transparência no atendimento ao cidadão”  afirma o governador Cláudio Castro.
De janeiro a junho de 2023, 34.876 cidadãos fluminenses solicitaram a renovação de CNH pelo Posto Digital, enquanto no período de julho a dezembro de 2022 o serviço foi realizado por 25.753 usuários. O número de acessos ao Posto Digital cresceu 70% este ano em relação ao segundo semestre de 2022 – o que se deve também ao fato de que, desde março deste ano, o Posto Digital está acessível por aplicativo de celular, o que facilita a busca dos cidadãos fluminenses por informações e serviços.
“Estamos Implementando o processo de digitalização dos serviços para que os usuários tenham um atendimento ágil e prático. Mas vamos avançar ainda mais na melhoria dos serviços ao público, especialmente de forma on-line” diz o presidente do Detran.RJ, Marcus Amim.
Ao solicitar a renovação da CNH pelo Posto Digital, o usuário só terá de comparecer a um posto numa segunda etapa, para tirar nova foto e fornecer impressões digitais. Para isso, não é necessário agendar atendimento. Basta ir a qualquer unidade do Detran.RJ e obedecer à ordem de chegada. Pelo Posto Digital, o cidadão receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, e será informado da unidade onde quer pegar a nova CNH pronta. No caso do processo de solicitação da 2ª via de CNH pelo Posto Digital, o sistema aproveita as fotos e os dados biométricos já registrados no Detran.RJ, e o usuário só precisa comparecer ao posto na hora de pegar o novo documento.
Transferência de veículo: 21% mais autorizações virtuais
A renovação simplificada de CNH não foi o único serviço virtual oferecido pelo Detran.RJ que recebeu grande incremento de usuários este ano. A emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e), por exemplo, aumentou 21% no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.
A ATPV-e é o documento que precisa ser preenchido pelo vendedor dos veículos com CRV digital, ou seja, que já não têm o antigo documento verdinho de compra e venda. Emitindo a ATPV-e pelo Posto Digital, o vendedor do veículo evita ter de ir ao posto físico. De janeiro a junho deste ano, 93.561 autorizações de transferência foram emitidas de forma virtual, contra 77.279 no mesmo primeiro semestre de 2022.
O documento digital de licenciamento anual do veículo (CRLV-e) foi visualizado por 246.905 usuários no primeiro semestre deste ano, contra 174.602 no primeiro semestre de 2022 – um aumento de mais de 40%.