Pesquisa do IFec RJ mostra que confiança dos consumidores fluminenses aumentou em julho
Consumo de bens duráveis permanece em alta em relação ao último estudo
Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 287 consumidores do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 27 de julho, mostra que o índice geral registrou avanço de 6,8 pontos em julho (96,2 pontos) em relação a junho (89,4 pontos). O indicador foi puxado pela melhora dos gastos com bens duráveis nas situações presente e futura.
A situação presente, que no mês passado ficou em 77,4 pontos, subiu em julho para 84,9. Um crescimento de 7,5 pontos. O destaque foi o consumo de bens duráveis que passou de 85,0 pontos para 95,2, representando um incremento de 10,2 pontos.
A situação futura também apresentou elevação de 97,3 pontos, em junho, para 103,7, em julho. O aumento foi de 6,4 pontos.
Endividamento e inadimplência
O nível de endividamento também apresentou queda entre os consumidores: 23,3% se declararam endividados, enquanto que, em junho, o índice era de 29,3%, representando uma diminuição de 6 pontos nesse indicador.
Além disso, o nível de inadimplência apresentou queda, atingindo 54,7% dos consumidores, ante 56,7% em junho.
“Por conta da tendência de desaceleração da inflação e da queda do dólar, e consequentemente a perspectiva de mais quedas na taxa Selic, esperamos que o segundo semestre seja marcado pela consolidação deste movimento positivo”, destacou o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.