Búzios inicia distribuição de óleo de cannabis medicinal pelo SUS
Criança de 10 anos é a primeira beneficiada com o tratamento
A Clínica de Cannabis Terapêutica Beija Flor, da Prefeitura de Armação de Búzios, na Região dos Lagos, entregou, na última terça-feira (5), óleo de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aos pais de Alan, 10 anos, Geziel e Ladyane. O menino, portador da Síndrome de Down e Síndrome de Wes, é o primeiro beneficiado com o tratamento na cidade.
O óleo reduz o uso de medicamentos agressivos em 50%. “O óleo de cannabis trouxe alívio e esperança” disseram os pais. O programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, estabeleceu um fluxo eficiente de distribuição, priorizando os pacientes cadastrados e autorizados pela Anvisa.
O neuropediatra Eduardo Faveret, entusiasta do programa, disse que o tratamento é uma virada de oágina na medicina. “Esta é uma virada de página na medicina, proporcionando tratamentos mais seguros e eficazes no SUS” diz o médico.
Secretária de Saúde de Búzios, Josiani Cavalcante contou que o município enfrentou dificuldades burocráticas no processo licitatório. Por isso, uma alternativa foi firmar uma parceria com a AbraRio desde junho de 2022 para ofertar o óleo até que todo o processo de importação por meio da empresa vencedora da licitação fosse concluído.
A Prefeitura de Búzios planeja ampliar o projeto em 2024, atendendo mais faixas etárias e patologias, incluindo parkinson, alzheimer e controle da dor crônica. O município também planeja a criação de um centro de pesquisa em colaboração com a Fiocruz.
Fonte: Secom Búzios
Foto: Secom Búzios