Prefeituras do Norte e Noroeste Fluminense sofrem com queda de arrecadação
Chefes do Executivo vão atrás dos Governos do Estado e Federal tentar uma solução
A queda na arrecadação das Prefeituras do Norte e Noroeste Fluminense, reuniu 13 assustados prefeitos em Aperibé, na última quarta-feira (6). Eles tentam achar uma saída para a crise finaceira, que já levou o Governo de São Fidélis a demitir quase 1.500 cargos de confiança e contratados e o de Italva a contingenciar o pagamentos de servidores.
De acordo com a prefeita de São Francisco do Itabapoana, Francimara Azeredo, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu em média algo perto de 20%. Para piorar o quadro, os recursos provenientes dos royalties do petróleo, também sofreu redução, assim como o ICMS.
“Nos reunimos para discutirmos uma saída em relação à grave crise financeira que as cidades estão enfrentando devido a grande queda de arrecadação. Estamos todos preocupados. Temos que buscar alternativas para compensar as perdas que prejudica o orçamento e comprometendo os investimentos” contou a prefeita de São Francisco do Itabapoana.
Prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler contou que a crise financeira que atinge ela, e seus colegas chefes do Executivo, os obriga a demitir trabalhadores não concursados e cortar horas extras, por exemplo.
“Essa crise financeira que está afetando os municípios, está levando os gestores a terem que tomar decisões de demissão de funcionários, corte de horas extras e outros cortes que está afetando diretamente toda a população e principalmente o comércio local” diz Geane.
De pires nas mãos, prefeitos e prefeitas chegaram a conclusão de que o caminho é dialogar com os Governos do Estado e o Federal. O próximo passo é tentar uma audiência no Palácio Guanabara e outra em Brasília.
Participaram da reunião, os prefeitos de Aperibé, Roninho; Léo Pelanca, de Italva;
Clóvis Tostes, de Miracema; Geane Vincler, Cardoso Moreira; Francimara Azeredo, São Francisco do Itabapoana; Paulo Sérgio Cirilo, Bom Jesus do Itabapoana; e outros