Campos assina TAC para convocar 365 aprovados no concurso do PSF de 2008

Campos assina TAC para convocar 365 aprovados no concurso do PSF de 2008

Os aprovados reforçarão as equipes de Estratégia Saúde da Família

O prefeito Wladimir Garotinho (PP), de Campos, recebeu, na tarde desta segunda-feira (10), a defensora pública Carolina Hennig para selar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a convocação de 365 aprovados no concurso do antigo Programa Saúde da Família (PSF), realizado em 2008. O TAC garante a incorporação de servidores concursados para suprir as demandas das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

“Estamos com a Defensoria Pública e parte da nossa equipe fazendo a homologação de um acordo judicial para a convocação dos aprovados no PSF, no concurso de 2008. Com isso, poderemos aumentar o número de equipes de Estratégia Saúde da Família, ampliar o atendimento, garantindo boa cobertura para toda a população. Então, fico feliz de, junto com a doutora Carolina, selar esse acordo. Serão 365 novos servidores públicos entre agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, para compor nosso quadro e fazer uma saúde melhor”, explicou Wladimir.

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, explicou que a Defensoria Pública orientou a minuta do acordo e a Prefeitura vai traçar um cronograma para a convocação dos profissionais. “Esta é uma ação antiga e representa um esforço muito grande do governo Wladimir no sentido da responsabilidade de estar fazendo tudo funcionar. Para nós é muito importante a assinatura deste TAC, porque esses novos servidores vão atender a demanda da Atenção Básica de saúde. Eles vão trabalhar na ponta, lá onde a saúde é ainda mais importante, onde é trabalhada a prevenção”.

“O TAC que assinamos é resultado de uma ação civil pública que buscava a convocação em posse dos candidatos aprovados ao concurso da Estratégia do Programa de Saúde da Família de 2008, da Secretaria Municipal de Saúde. Estamos satisfeitos em fazer esse TAC, porque a gente consegue garantir a convocação imediata dos candidatos classificados neste concurso. Nós estudamos a questão atual do município, principalmente pela estruturação da Estratégia Saúde da Família aqui, em Campos, que é o município com maior extensão territorial do Estado. Então, a gente entende que, para uma correta cobertura da Atenção Básica, a alimentação da Saúde da Família é essencial. Estamos muito felizes com esse acordo”, relatou a defensora Carolina Hennig.

Convocação

Vão ser convocados 187 Agentes Comunitários de Saúde, 37 Técnicos de Enfermagem, 39 Enfermeiros, 55 Médicos, 42 Auxiliares de Consultórios Dentários e cinco Técnicos de Higiene Dental. “São 365 vagas a serem preenchidas que vão aumentar as nossas equipes da ESF e a cobertura da Atenção Básica e, assim, atender as pessoas mais perto de suas casas”, disse Wladimir.

Além da defensora Carolina Hennig, assinaram o TAC o secretário de Saúde, Paulo Hirano; o Secretário de Administração, Wainer Teixeir,a e o procurador Geral do Município, Matheus José.