Colheita do feijão começa em Casimiro de Abreu com estimativa de superar produção do ano passado

Colheita do feijão começa em Casimiro de Abreu com estimativa de superar produção do ano passado

O municio tem em torno de 50 pequenos produtores rurais

Começou a colheita de feijão em Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos, a expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca é superar as 20 toneladas do ano passado. De acordo com à Prefeitura, na cidade são em torno de 50 produtores rurais plantando feijão.

“E a colheita só está começando. A gente imaginava 20 toneladas, mas pelo que estamos vendo, poderemos chegar a números muito maiores que isso” prevê o Secretário de Agricultura, Douglas Veloso. A pasta auxilia os pequenos produtores da cidade no preparo da terra, no acompanhamento técnico e na bateção dos grãos com máquinas agrícolas.

A estimativa dele se deve a colheita de alguns produtores, como Marco Antonio da Silva, da localidade de Ribeirão. Ele colheu  cerca de 1 tonelada e 720 quilos: 1.189 kg do preto, e 539 kg do tipo carioquinha.

“Estou muito satisfeito e feliz. Tudo deu certo”, disse o produtor de feijão que trabalha ao lado de sua esposa, Claudia Pereira, e de outros agricultores vizinhos. A colheta dele foi iniciada no último dia 13, foram as primeiras sacas de feijão preto plantada por em abril.

As regiões produtoras de feijão que mais se destacam no Estado do Rio de Janeiro são a Norte Fluminense (23,8%), a Noroeste Fluminense (21,8%) e a Serrana (21,6%), segundo a Pesagro. Macaé é o maior produtor do Estado.

*Fonte: Site da Prefeitura de Casimiro de Abreu

*Foto: Pábulo Nunes/Semap