Dengue avança em Rio das Ostras e prefeitura decreta situação de emergência
Houve um aumento de 500% no número de casos da doença
A Prefeitura de Rio das Ostras declarou situação de emergência no município, nesta terça-feira (12), devido o risco de epidemia por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (dengue, zika e chikungunya). A decisão foi por conta do cenário epidemiológico da doença na cidade, que vem apresentando tendência de crescimento desde 2023.
De acordo com a Prefeitura, também avançaram os casos de pessoas infectadas pelas outras doenças transmitidas pelo mosquito. A medida foi tomada com base na análise dos indicadores epidemiológicos das oito primeiras semanas de 2024, quando 1.916 casos de dengue foram notificados, sendo 1.674 prováveis da doença.
Os dados mostram um aumento de 500% em comparação com os 279 casos prováveis registrados nas oito últimas semanas do ano anterior. O município neste ano, também registrou duas mortes por dengue.
Pólo de Atendimento – Diante deste cenário, ainda neste mês, um Polo de Atendimento para pacientes de dengue com sintomas leves será instalado na Unidade Nilson Marins, que fica na Alameda Campomar, s/nº, Cidade Beira Mar.
O polo atenderá pacientes sintomáticos (com dor de cabeça, febre, manchas vermelhas no corpo, dores no corpo e atrás dos olhos) por livre demanda ou encaminhados pelas unidades de saúde.
O acolhimento será realizado pela Enfermagem, que fará a classificação de risco. O paciente será, então, encaminhado para a consulta médica e até atendimento de emergência, se necessário.