Interior do RJ vai integrar o “Dia D” do Detran com atendimento prioritário a PCDs

Ação em unidades de todo o Estado será na segunda-feira (7), disponibilizando diversos serviços
As unidades do Detran-RJ de Campos dos Goytacazes, bem como as demais do interior do Estado e região metropolitana da capital fluminense, se mobilizam para uma grande ação na próxima segunda-feira (7). Todas irão participar da primeira edição deste ano do “Dia D” em homenagem ao “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, com a oferta de diversos serviços a Pessoas com Deficiência (PCDs).
Em campos, o atendimento será realizado no posto central do Detran, na rua Barão de Miracema, nº 246, no Centro, e também na unidade de Guarus, no shopping próximo ao Hospital Geral de Guarus (HGG). Nesta data, o público poderá se inscrever no programa Cidadania sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para PCDs que precisam de carro adaptado. A inscrição para o programa poderá ser feita nos postos do Detran e Ciretran espalhados por todo o estado, acessível ao PCD, das 7h às 16h.
As vagas são limitadas. PCDs poderão realizar serviços de Identificação Civil e Habilitação sem a necessidade de agendamento prévio. Já os serviços veiculares serão disponibilizados no posto Detran acessível a PCD, que fica na Rua Francisco Bicalho.
No posto Detran acessível, adaptado às especificidades aos PCDs, a Secretaria do Trabalho oferece vagas de emprego. Além disso, a Fundação Leão XIII dará orientações para o requerimento do Vale Social. O posto conta com uma sala de acomodação para crianças com autismo e tiragem para Carteira de Identidade.
Os PCDs poderão se inscrever no programa Cidadania sobre Rodas, que já habilitou gratuitamente mais de mil candidatos que necessitam de carro adaptado. “Esta é mais uma ação inclusiva do governo do estado do Rio de Janeiro”, destacou o presidente do Detran-RJ, Vinícius Farah.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com as apresentações de laudo médico original, informando o Código Internacional de Doenças, o CID, e a descrição da deficiência.
Os interessados devem verificar no site do Detran quais os documentos obrigatórios para fazer o serviço que eles exigem. Por exemplo, para tirar a identidade é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil da pessoa.
Os candidatos ao curso de direção Cidadania sobre Rodas precisam levar original e cópia da Identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado, seja conta de luz ou telefone. Caso não possa apresentar a referida documentação, deverá preencher declaração de residência fornecida pelo Detran-RJ no ato da abertura do processo. Também é necessário apresentar laudo médico com o tipo e grau de deficiência, além do código de tabela SID-10.