Mais de 30 mil consumidores estão com o CPF negativado em Campos; dívida passa de R$ 50 milhões, diz CDL
Expectativa é que o Programa Limpa Nome libere pelo menos 2 mil pessoas
Trinta e uma mil pessoas estão com seus CPFs negativados em Campos, gerando uma dívida em torno de R$ 51 milhões. Os números foram passados pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Edvard Chagas Júnior. A estimativa dele é que o Programa Limpa Nome, com previsão de ser lançado na primeira quinzena de novembro, deixe pelo menos mais 2 mil consumidores adimplentes no município.
“Nossa expectativa é de mais do que dobrar o quantitativo de consumidores que aderiram ao programa no ano passado” disse o empresário. O Programa Limpa Nome terá o apoio da Prefeitura de Campos. O objetivo da iniciativa é proporcionar aos consumidores inadimplentes quitar seus débitos em condições especiais e terem o seu CPF livre das restrições e o nome retirado dos órgãos de controle de crédito, como SPC e Serasa.
Na semana passada, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Procon e dirigentes das entidades do setor produtivo, fizeram a primeira reunião para definir detalhes do programa. De acordo com o Subsecretário de Desenvolvimento, Felipe Knust, foi acordado que uma das ações para verificar a viabilidade da ação Limpa Nome será levantar os segmentos que vão participar.
A maioria dos consumidores negativos em Campos tem dívidas com operadoras de cartões de crédito. Mas concessionárias de serviços públicos como Águas do Paraíba e Enel também registram alto número de inadimplentes na cidade.