Mais uma captação de órgãos feita em Campos
Após autorização da família, Programa Estadual de Transplantes retirou os rins de uma mulher de 59 anos
Uma equipe do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ) fez mais uma captação de órgãos este ano em Campos. A família de uma mulher de 59 anos autorizou a doação dos rins. Os órgãos irão beneficiar receptores cadastrados no PET-RJ, de acordo com critérios técnicos e clínicos.
O procedimento foi realizado essa semana no Hospital Ferreira Machado (HFM), após o PET-RJ ser acionado pela equipe do NF-Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Saúde. A vítima residia no Jardim Carioca, próximo à Usina São João.
Luiz Cosmelli, psicólogo do NF-Transplantes, que funciona no HFM, disse que este ano foram realizadas cinco captações, que possibilitaram a retirada de 16 órgãos, sendo dois corações, quatro fígados e dez rins.
“Agradecemos às famílias doadoras, às equipes multiprofissionais do HFM, do PET e da OPO (Organização de Procura de Órgão) pela competência técnica e prática humanizada no decorrer de todo o processo”, disse.
Cosmelli aproveitou para lembrar a todos que desejam ser doadores que conversem sobre essa vontade com seus familiares, pois estes serão os responsáveis pela autorização que efetivará a doação.