Parceria Estado e Senai oferece 1.200 vagas em cursos técnicos a estudantes da rede pública
Objetivo é reduzir o índice de evasão escolar e auxiliar na formação qualificada de mão de obra em diversas cidades fluminenses
Uma parceria entre o Governo do Estado do Rio e a Firjan Senai, disponibilizou 1.220 vagas para estudantes em cursos técnicos, a serem realizados no contraturno escolar, conforme o turno do curso escolhido. Dez municípios foram beneficiados, entre eles Campos. A previsão é que as aulas tenham início no próximo dia 12.
A ação faz parte da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e a Federação das indústrias do Estado (Firjan), a partir do Pacto Estadual pelo Enfrentamento das Causas à Infrequência, ao Abandono e à Evasão Escolar, firmada em abril deste ano, para atrair cada vez mais estudantes e reduzir a evasão escolar. A proposta consiste na disponibilização de 14 títulos distribuídos em 31 turmas de cursos técnicos a serem ofertados para estudantes da SEEDUC nas 15 unidades Senai com atendimento presencial no estado do Rio de Janeiro.
Serão oferecidos cursos técnicos em diversas áreas, como eletrotécnica, automação Industrial, desenvolvimento de sistemas, sistemas de energia renovável, redes de computadores dentre outros, nas unidades Senai de Barra Mansa, Benfica, Duque de Caxias, Itaguaí, Santa Cruz, Jacarepaguá, Vila Isabel, Campos, Nova Iguaçu, Volta Redonda, São Gonçalo, Niterói, Resende, Maracanã e Tijuca.
“Em todas as parcerias, o maior objetivo é fazer com que o estudante permaneça em sala de aula e conclua o desenvolvimento dos seus estudos. Esse é o grande desafio do país. A escola passa a ter um papel condutor no projeto de vida do cidadão. É pela escola que ele tem que fazer as suas escolhas. Estamos apresentando aqui vagas para cursos maravilhosos e que têm um selo que o mercado de trabalho dá muita valia, que é o selo do sistema S. Essa é uma oportunidade ímpar para ele mudar a trajetória do seu desenvolvimento humano e profissional” declarou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.