PF investiga participação de deputada estadual em milícia do Rio
Operação Batismo é realizada em conjunto com o Ministério Público
Policiais federais fazem nesta segunda-feira (18) operação para investigar a suposta participação da deputada estadual LúciaHelena Pinto de Barros, a Lucinha, do PSD, que foi afastada do cargo por determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Uma assessora da parlamentar também é alvo das investigações, assim como uma milícia que atua na Zona Oeste do Rio.
A Operação Batismo, que está sendo realizada em conjunto com o Ministério Público do Rio, cumpre oito mandados de busca e apreensão nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Inhoaíba, na zona oeste, além do gabinete da parlamentar, na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj)..
A Justiça também determinou o afastamento imediato da deputada de suas funções políticas e a proibiu de frequentar o prédio da Alerj, no centro da cidade.
As investigações mostram, segundo a PF, que a deputada e sua assessora faziam articulação política em benefício dos milicianos em órgãos públicos. A milícia é investigada por organização criminosa, tráfico de armas, homicídios, extorsão e corrupção.
Com i formações da Agência Brasil e G1