Presa em Campos dona de clínica de estética que aplicava “Mounjaro” irregularmente

Ação envolveu Polícia Civil e a Vigilância Sanitária do município
Proprietária de uma clínica de estética no bairro da Lapa, em Campos, foi presa nesta segunda-feira (22) em uma ação conjunta que envolveu policiais civis e agentes da Vigilância Sanitária do município. Além de manter no interior do estabelecimento produtos fora da validade, ela também administrava irregularmente medicamentos para emagrecimento, incluindo o “Mounjaro”.
A prisão da mulher ocorreu após denuncia anônima recebida pela Vigilância Sanitária dando conta de que a clínica anunciava um tratamento de emagrecimento utilizando o medicamento conhecido como “Mounjaro”. Durante a ação os agentes constataram que o protocolo de prescrição e administração do remédio era feita de forma irregular. Segundo a polícia, foram encontrados ainda produtos com validade vencida, rótulos sem indicação do fabricante ou o importador, e outros que não apresentavam rótulo e com origem desconhecida.
Os pacientes que procuravam a clínica para tratamento de emagrecimento eram atendidos pela proprietária, formada em enfermagem. A empresária prescrevia, vendia e administrava o medicamento.
Os materiais e a proprietária foram conduzidos à 134ª DP, onde foi feita a ocorrência.
Mounjaro é um medicamento aprovado pela Anvisa em setembro do ano passado para diabetes tipo 2. No entanto, assim como o Ozempic, é amplamente utilizado de forma off-label para perda de peso. Nos Estados Unidos, ele já foi aprovado inclusive para o tratamento da obesidade, com o nome comercial de Zepbound.