Presidente do TJRJ anuncia investimentos em tecnologia durante reunião em Cabo Frio
“Entramos numa nova era e o foco da minha administração é modernizar a gestão, investir na tecnologia e também nas pessoas”
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, anunciou, durante um evento no 11º Núcleo Regional (NUR), em Cabo Frio, no último dia 14, que já está sendo estudada a contratação de mais servidores e que, até o final de sua gestão, serão entregues cerca de 22 mil novos computadores. Ele anunciou também investimentos maciços na área de tecnologia e modernização da administração, como treinamento dos servidores e magistrados para utilização de novas ferramentas que serão adquiridas pelo tribunal e isso passa pelo aumento da velocidade da internet.
“Estamos prontos e caminhando para fazermos um grande investimento na área tecnológica do tribunal, uma verdadeira revolução tecnológica. Todos os nossos processos estão digitalizados. Entramos numa nova era e o foco da minha administração, que vai completar seis meses no dia 3 de agosto, é modernizar a gestão, investir na tecnologia e também nas pessoas, com a formação e capacitação de todos os servidores, incluindo os magistrados, para que estejam prontos para utilizar as novas tecnologias, inclusive a Inteligência Artificial. Tudo para melhorar a prestação jurisdicional”, afirmou o presidente do órgão.
O presidente do TJRJ, dando continuidade ao projeto de aproximar sua administração dos magistrados de todas as comarcas, disse que, o objetivo dos encontros é ouvir os juízes, suas demandas e sugestões para melhorar a prestação jurisdicional à população. O encontro, no Fórum de Cabo Frio, e reuniu os juízes de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema, que compõem o 11º NUR.
Inteligência Artificial. Tudo para melhorar a prestação jurisdicional”, afirmou o desembargador Ricardo Cardozo.
Ao iniciar a reunião, o desembargador destacou a felicidade de retornar ao município. Foi ali, em 12 de janeiro de 1988, que o presidente do Tribunal iniciou sua carreira.
“Quero dizer aos senhores que foi aqui, nessa comarca, que iniciei minha caminhada, o início da minha carreira e onde passei sete meses servindo à essa população. Por isso, estou muito feliz de estar numa região onde também tenho laços de famílias pelo lado materno”.
A presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, falou sobre as dificuldades dos magistrados em atingir a produtividade e está aberta a dar o suporte necessário, a exemplo do que ocorre em Santa Cruz e Bangu. Nesses fóruns, juízes têm sido deslocados para auxiliar no andamento dos despachos.
O juiz Alberto Republicano de Macedo Júnior, auxiliar da Presidência e responsável pela área de TI, explicou o que está sendo feito para melhorar as funcionalidades do PJe e novas tecnologias que serão implementadas no auxílio aos magistrados.
O juiz dirigente do 11º NUR, Fabio Costa Soares e a juíza Silvana da Silva, diretora do Fórum de Cabo Frio, agradeceram a presença do presidente Ricardo Cardozo e destacaram a importância da reunião com os magistrados. A juíza Eunice Bitencourt Haddad, presidente da Amaerj, destacou as parcerias feitas na atual gestão e a oportunidade que os juízes tiveram de relatar os problemas enfrentados no dia a dia e as sugestões para a melhoria do trabalho.
Participaram da reunião, ainda, as juízas auxiliares da presidência, Fernanda Xavier de Brito, responsável pela área de Logística e Compliance, Renata Guarino, responsável pela Governaça, Estratégia e Planejamento; o secretário de Gestão de Pessoas, Gabriel Albuquerque; o secretário de Logística, Bruno Coelho; o secretário de Segurança Institucional, Francisco Matias; e o chefe de gabinete da Presidência, Gilvan Alves.
Fonte: Ascom TJERJ