Reunião discute logística dos desfiles das escolas de samba no carnaval de SJB
Sorteio definiu que o Chinês desfila primeiro no domingo e o Congos na terça-feira
A Prefeitura de São João da Barra realizou reunião de alinhamento nesta quinta-feira (30), no Gabinete, com as escolas de samba Chinês, Congos e Vila Imperial, além do bloco Indianos para discutir a logística dos desfiles do carnaval 2025. O objetivo foi deliberar as diretrizes visando manter a tradição e a organização para que os moradores e os visitantes possam desfrutar de um dos melhores carnavais do Estado do Rio de Janeiro.
Foi realizado o sorteio, que definiu que o Chinês será a primeira escola a desfilar no domingo de carnaval, 2 de março, às 21h, e o Congos entra na Avenida do Samba, às 22h30. Já na terça-feira, 4, será o inverso, Congos abre o desfile, às 21h, e o Chinês desfila por último, às 22h30. Na segunda-feira, 3, às 21h, será a vez do bloco Indianos fazer a alegria dos foilões e logo em seguida, às 22h, o desfile da escola de samba Vila Imperial.
A reunião foi fundamental para alinhar detalhes de segurança e as formas de concentração e dispersão das escolas. E para que as Comissões de Avaliação e Gestão do Termo de Fomento pudessem tirar todas as dúvidas dos representantes das agremiações, que também puderam explanar seus anseios, questionamentos, além de opinar e apresentar sugestões.
“O termo de fomento é um formato documental como se fosse um contrato que a gente firma com as instituições e através dele, as entidades têm que cumprir metas que serão avaliadas posteriormente, para que depois a Prefeitura não tenha problemas, assim como as entidades, com os órgãos fiscalizadores, para a gente seguir dentro do que a lei determina”, explicou a controladora geral, Marcela Carvalhaes Batista.
As agremiações carnavalescas receberam a verba, referente ao termo de fomento, com antecedência, fato que aconteceu pelo segundo ano consecutivo. A primeira parcela já tinha sido adiantada em dezembro do ano passado e na última semana a outra metade foi depositada na conta das escolas, mas com o desconto das multas referentes ao cumprimento parcial do plano de trabalho do Carnaval 2024.
Desta forma, a escola de samba Congos teve um desconto de 4% devido ao atraso no desfile; Vila Imperial teve uma multa de 1,2% por ausência de ala e de componentes; o Bloco Indianos teve 0,8% descontado por menor quantitativo de componentes em ala; além da escola de samba Chinês ter sido penalizada em 0,5% por quantitativo menor de músicos.
Ano passado as escolas tiveram um aumento significativo em seus repasses. Congos e Chinês contaram com reajuste de 65% e passaram a receber R$ 385 mil cada uma, enquanto Vila Imperial e o bloco Indianos aumentaram em 133% suas verbas, passando a receber R$ 70 mil cada.
Segundo Gil Miranda, secretário de Cultura, as medidas tem o propósito de fomentar e organizar ainda mais o Carnaval. “Sabemos que nossas agremiações são a vitrine do carnaval sanjoanense e é preciso deixar tudo alinhado para que tenhamos um espetáculo totalmente profissional, respeitando as regras, como o horário e o plano de trabalho que é previamente apresentado por cada instituição. Todas as diretrizes são para caminharmos bem nessa grande festa, salvaguardando as tradições. O Carnaval é um patrimônio imaterial incomensurável”, ressalta.
A reunião foi presidida pela Chefe de Gabinete, Nayara Pereira Rosa da Silva, e contou com a participação do Superintendente Especial de Gabinete, Rodrigo Florencio, da controladora Marcela Carvalhaes Batista, e dos secretários de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado, de Cultura, Gil Miranda, Segurança Pública, Anderson Campinho, Transporte e Trânsito, Ademildo Neto e de Comunicação Social, Raphael Pereira.
Também estiveram presentes o comandante da Guarda Civil Municipal, Jonas Figueiredo, outros integrantes das secretarias municipais e os representantes das agremiações carnavalescas, os presidentes do Chinês, Guinther Matos, do Congos, Ian Machado, da Vila Imperial, Andrea de Oliveira e do Indianos, Joaquim Thomaz de Araújo.