TRE-RJ realiza ações para a biometrização do eleitorado de Campos
Equipe da Justiça Eleitoral está atendendo também no Shopping Boulevard
As cidades de Campos, no Norte Fluminense, Itaguaí, na Região Metropolitana, receberão guichês de atendimento da Justiça Eleitoral Itinerante nesta terça-feira (16), quarta-feira (17) e quinta-feira (18). A coleta dos dados biométricos é rápida e gratuita. Na hora do atendimento, basta apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Para saber se tem ou não a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, basta consultar no site do TRE-RJ.
Em Campos, o atendimento será realizado no Boulevard Shopping Campos, na Avenida Doutor Sílvio Bastos Tavares, 330, Parque Rodoviário, das 11h às 17h. A cidade tem cerca de 120 mil eleitores(as) sem biometria, número que representa 32% do eleitorado total.
Já em Itaguaí, a ação tem como público-alvo os mais de 37 mil eleitoras e eleitores ainda sem as digitais cadastradas no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Esse quantitativo representa 38% do eleitorado da cidade. A Justiça Eleitoral Itinerante estará com os guichês em funcionamento das 10h às 16h, no Ciep 368 – João Conceição Canuto, na Rua Professor Chico, nº 0, Santana.
Eleitoras e eleitores têm até o dia 8 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, para fazer a biometria, tirar primeira via do título de eleitor, regularizar a situação do documento ou alterar dados cadastrais. Para fazer a biometria ou requerer qualquer um dos serviços citados, basta comparecer a uma das 265 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento (Caes) do estado. Os postos de atendimento do TRE-RJ funcionam nos dias úteis, das 11h às 17h.
Pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000, eleitoras e eleitores podem tirar dúvidas sobre os serviços da Justiça Eleitoral, além de consultar a situação do seu título. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
Biometria
Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.