Vendas do varejo na Páscoa crescem 4,6% ante 2022 e ficam 30% acima do pré-pandemia
Alta foi puxada pelo segmento de supermercados, com aumento de 21,7% ante o ano passado, de acordo com Índice Cielo do Varejo Ampliado.
O faturamento do varejo durante a Páscoa deste ano foi 4,6% maior do que o registrado durante o mesmo feriado no ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O aumento não é corrigido pela inflação e ficou abaixo da variação de preços no período, que foi de 5,36% nos 12 meses até 15 de março, dado mais recente da prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A alta foi puxada pelo segmento de supermercados, que viu um crescimento de 21,7% nas vendas de Páscoa. No varejo alimentício especializado, categoria que inclui as docerias e lojas de chocolate, o avanço foi de 4,9%.
Com o resultado de 2023, o varejo registrou, na Páscoa deste ano, o maior faturamento em cinco anos, em termos nominais, de acordo com o ICVA.
“As vendas cresceram 30,5% em relação a 2019, ano do pré-pandemia”, ressaltou o vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, Carlos Alves.
O levantamento, estimado a partir das vendas dos mais de 1 milhão de varejistas credenciados pela operadora de máquinas de cartão, leva em consideração o volume de vendas, a cada ano, ao longo de toda a semana que compreende o feriado da Páscoa (de 3 a 9 de abril, no caso de 2023).
Na comparação com 2022, o maior avanço foi registrado na região sul, onde o varejo vendeu 13,8% no feriado deste ano. Em seguida, vem o norte (+5%), centro-oeste (+4,4%), sudeste (+4,3%) e nordeste (+1,9%).