Norte e Noroeste com clima semiárido; Entenda a proposta do prefeito de Campos
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho esteve em Brasília em busca de apoios para a aprovação do Projeto de Lei que defende a mudança na classificação do clima nas regiões Norte e Noroeste, que passaria a ser considerado semiárido, assim como algumas regiões do Nordeste, por exemplo.
A intenção em mudar a classificação climática tem um um viés econômico para ajudar a atrair novos investimentos para o desenvolvimento do Norte e Noroeste do estado.
Apresentado em 13 de março de 2019, quando Wladimir era deputado federal, a PL 1440/19 propõe a criação do “Fundo de Desenvolvimento Econômico da Mesorregião Geográfica do Norte e Noroeste Fluminense”. A proposta se destaca por sua abordagem direcionada para estimular a atividade econômica em uma área geográfica específica, buscando fortalecer setores-chave e promover a prosperidade regional.
Estudos apontam que o clima de Campos dos Goytacazes, por exemplo, é o que se pode chamar de clima savânico, ou seja, quente todos os meses, com uma estação chuvosa e seca. A temperatura média anual é de 28 graus e num ano caem, em média, 492 mm de chuva.
A característica para um clima semiárido é a de um clima que acaba trazendo períodos mais longos de seca, além de abordar altas temperaturas. Na média, uma região com estas características pode bater cerca de 27 graus considerando os 12 meses do ano. Desta forma, Campos poderia ser enquadrado.
O cerne do projeto consiste em direcionar recursos financeiros para iniciativas que contribuam para o desenvolvimento econômico da região justamente por ser considerado semiárido. Isso inclui a implementação de ações que fomentem o empreendedorismo, incentivem a geração de empregos, impulsionem a inovação e melhorem a infraestrutura local.
Dentre os possíveis benefícios da aprovação do PL 1440/19, destacam-se:
A criação do fundo pode oferecer incentivos financeiros e recursos para startups e pequenos negócios, incentivando a criação e expansão de empreendimentos na região.
Criação de empregos através do financiamento de projetos e ações voltados para o desenvolvimento econômico, o projeto pode contribuir para a geração de novos postos de trabalho, reduzindo o desemprego na área.
Desenvolvimento de setores estratégicos com um fundo que poderá ser direcionado para setores estratégicos da economia local, como agronegócio, tecnologia, turismo e indústria, impulsionando o crescimento desses segmentos.
Melhoria da infraestrutura com parte dos recursos sendo investidos na melhoria da infraestrutura urbana e logística da região, o que pode contribuir para um ambiente mais atrativo para investimentos.
Wladimir está empenhado em buscar apoio para a aprovação do projeto no Senado. Sua experiência como autor da proposta e sua atual posição como líder municipal podem conferir peso adicional à sua causa.
O projeto já foi aprovado na Constituição e Justiça e de Cidadania ( CCJC ) da Câmara dos Deputados e foi encaminhado para o Senado. Wladimir tem feito uma peregrinação por Brasília nos gabinetes do senadores em busca de apoio ao seu projeto.
A expectativa em relação ao destino da PL 1440/19 permanece alta, já que a aprovação do projeto pode representar um novo capítulo na trajetória econômica e de desenvolvimento da região.